quinta-feira, 28 de julho de 2011

Qual a diferença entre Moda e Estilo?


Moda é modo, é maneira, é comportamento. Moda vem da palavra modus, que em latim significa modo, maneira.
Falar de moda não é falar somente da maneira de se vestir. O estar na moda é muito mais abrangente, visto que pode estar associado á arquitetura, a decoração, design, a uma atitude de vida, a música, a lugares do momento, envolvendo sempre o prestigio a diferenciação a novidade e obviamente a sazonalidade.
No entanto, quando se fala de moda imediatamente se estabelece uma relação com as questões de se vestir em um determinado padrão vigente. Mas nem sempre houve na história humana o conceito moda.
Na Alta Idade Média, o mundo ocidental sofreu grandes necessidades materiais e a função da roupa era quase mesmo a de cobrir o corpo, sem tantos valore estéticos. Já no final da Baixa Idade Média, principio do Renascimento, foi que surgiu o conceito da moda, uma vez que os burgueses da época (enriquecidos com o comércio) copiavam as roupas dos nobres locais, e estes por sua vez se incomodavam com isso. Começaram então a variar suas roupas com o objetivo de se diferenciar daqueles que o imitavam. Ao aparecerem com o novo, eram novamente copiados e então criavam outras novas identidades. Então dessa continuidade criação-cópia-criação, apareceu o aspecto de sazonalidade e por seguinte o conceito moda , dando-lhe a característica de efemeridade.
Hoje essas particularidades se mantêm, porém envolve a questão comercial. Talvez pelo fato de vivermos em uma sociedade capitalista e de consumo, onde tudo passa a ter um prazo de validade é que a moda precise sempre se reinventar. A moda é autodestruidora, pois uma proposta vigente é anulada em privilégio de outra que traz novas realidades. Se não fosse essa dinâmica, a moda não existiria, ou melhor não sobreviveria.
Moda é a vontade de se diferenciar pelo gosto do novo, queremos usar algo para nos diferenciarmos, porém acabamos ficando iguais a todos aqueles que também querem se diferenciar com aquilo que é considerado novo. É o coletivo que gostaria de ser único, é a massa que gostaria de ser individualizada. Moda é um verdadeiro paradoxo, toda via saudável.
O Estilo é o inicio dessa diferenciação, enquanto estar na moda muitas vezes é não ter escolha própria ou apurado, o estilo por sua vez é a própria diferença e antecede a moda.O estilo tem um caráter mais seletivo, é ele que faz de você única, é o seu modo de dizer ao mundo quem você é. Ter estilo é absorver as tendências proposta pela a indústria da moda e os estilistas e selecionar apenas aquilo que tem a ver com  você.
Quem tem estilo faz escolha de forma consciente, coerente e sistemática, com o objetivo de ser visto exatamente como planejou. O estilo manifesta sua identidade social e sinaliza para os outros de que modo você quer ser tratada.
Quanto ao aspecto de beleza e do senso estético, o simples ato de vestir alguma coisa preocupando-se com a aparência e em estar bem consigo mesmo, é um verdadeiro ato de autoestima. É agradável para você e para os outros. O segredo do vestir-se está em cada um de nós, em nosso estado de espírito, no nosso bom humor, no nosso animo, em que o corpo é apenas o suporte para a matéria que se transforma em cores, volumes, formas e conseqüentemente estilo.
O bom de toda essa história é que hoje com uma enorme liberdade de expressão, não existe uma única verdade para se vestir, mas várias verdades, e com certeza vamos nos sentir mais a vontade em uma maneira própria de ser, estar e fazer a nossa própria verdade em relação ao vestir. Sejamos nós mesmos e sigamos com bom senso a nossa intuição.Assim seremos autênticos e ser diferente é o segredo, pois a moda passa e o estilo permanece!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário