quinta-feira, 28 de julho de 2011

O corpo como suporte para nossas roupas

As formas do corpo variam de pessoa para pessoa.Duas pessoas podem usar o mesmo número de roupa, mas ter formato de corpo diferente, por isso o que cai como uma luva para uma pessoa pode não dar certo para outra.
O corpo pensando na pratica do vestir, ele é um suporte para nossas roupas e ele vem sendo (des)construído ao longo dos tempos de acordo com as circunstancias sociais, religiosas, estéticas e culturais.
O século XX trouxe no seu período histórico de moda a evidência de várias partes do corpo feminino por meio de suas identidades comportamentais. Cada década, ou mesmo cada período nos deu um foco e uma conseqüente revelação de determinadas partes do corpo, como por exemplo em 1900 a 1910 prevalecem as formas curvilíneas destacando as cinturas devido aos espartilhos que tinham como objetivo atingir uma cintura com circunferência ideal de 40cm. Em 1920 após a I Guerra mundial as mulheres querem continuar trabalhando e para facilitar o dinamismo do trabalho, as roupas se encurtam e a parte do corpo que fica em evidencia são as pernas.
Hoje em dia as vontades da moda estão em constantes mudanças, uma vez que a natureza da moda é ser sazonal, e essas mudanças da moda e mudanças comportamentais também influenciam nossa maneira de vestir. Da mesma forma que ao nos vestir temos que em primeiro lugar levar em consideração o nosso Estilo, também temos que assumir o nosso corpo e aprender a usar o tipo de roupa ideal para ele. Em uma observação mais precisa, pode-se constatar  cinco diferentes tipos físicos de configurações básicas:
Oval, retângulo, ampulheta, triangulo e triangulo invertido.
O trabalho do personal stylist é ajudar você identificar o seu tipo físico analisando as partes que te favorecem, qual ponto forte e de que maneira você se sente bem com aquilo. As partes que não favorecem  são camufladas, deixando sempre em evidencia as partes que te valorizam.Toda essa análise tem o objetivo de selecionar a roupa certa para seu tipo físico. Se todos nós tivéssemos o corpo perfeitamente proporcional, poderíamos usar o tipo de roupa que quiséssemos, mas quando isso não ocorre, recorremos ao uso das linhas, cor, texturas,comprimentos, tecidos para criar um corpo equilibrado usando sempre a ilusão de óptica: O longo deve esticar para os lados, o estreito pede mais volume, o curto deve alongar, o avantajado precisa esconder-se.Depois de identificar seu tipo físico você aprende estabelecer as primeiras linhas de ação e faz a roupa trabalhar a seu favor.
Hoje ninguém se veste simplesmente como forma de proteção. Todos nós temos um desejo intimo de ter uma aparência bonita, que expresse a nossa individualidade e que nos deixe mais jovem e atraente.Porém, muitas pessoas renunciam a esse desejo por que não sabem o que é certo ou errado para elas vestirem.
Toda pessoa é única e descubra quem você é, análise suas características físicas, sua personalidade,seu estilo e aprenda a usar a roupa de maneira inteligente, investindo pouco tempo e dinheiro no seu vestuário, refletindo sempre através de seu Estilo quem você é!


Nenhum comentário:

Postar um comentário