Estamos vivendo em um momento de muita liberdade de expressão e de se vestir, hoje não existe mais “ditadura da moda”, e cada um pode usar o que quer, sim é verdade, mas quando se trata do ambiente profissional a história muda. Na área corporativa, as roupas falam pela pessoa, inclusive, ou principalmente, na hora de avançar na carreira e conquistar a tão sonhada promoção. E elas têm de falar bem. Por isso, é importante conhecer o seu tipo físico, seu estilo, o código de vestuário da empresa e saber fazer a mistura correta. Lembre sempre que você representa a sua empresa, ou a empresa em que trabalha, e a sua imagem tem que ser correspondente a mensagem que ela passa para os clientes. Por exemplo: Se você trabalha em uma empresa em qual o ambiente profissional é extremamente formal, você não deve usar roupas casuais como calça jeans, tênis, vestidos curtos e estampados. E se você trabalha em uma loja de artigos esportivos não faz sentido você ir trabalhar de terninho, ou calça de alfaiataria e camisa. Outro erro que deve ser evitado e que ocorre muito é no exagero. Mulheres que gostam tanto de moda, tem que prestar atenção na hora de usar as ultimas novidades como recortes, decotes, shorts com salto alto, assimetria, saias curtas. Por mais informal que seja o ambiente de trabalho também existem limitações para não criar uma imagem inadequada, e não parecer que ao invés de estar indo trabalhar você está indo ao cinema, ou indo para um passeio no fim de tarde com as amigas. A inadequação no vestir pode ter um preço, tanto em termos de progresso na carreira quanto em dinheiro real, e algumas regras podem parecer obvias, mas vale sempre a dica:
-Nenhuma parte da roupa de baixo pode aparecer ou mesmo se insinuar, incluindo marca de biquíni ou, pior ainda, alça de sutiã transparente.
-A sua chefe, ou seu cliente, pode prestar atenção no que você está dizendo, ou prestar atenção no que a sua roupa ou brincos, colares e pulseiras enormes que você está usando está dizendo.
-Sandálias muito abertas transmitem uma informalidade excessiva para grande parte dos ambientes de trabalho.
-Saltos altos transmitem autoconfiança, mas se forem altíssimos, acoplados a bicos finíssimos, atiçam o lado fetichista nos colegas de trabalho e clientes.
-Barriga de fora, nem nos ambientes mais informais.
-Roupas justíssimas, curtas, decotadas nem devem entrar no seu guarda-roupa.
-Passe sempre uma maquiagem leve e natural para o dia a dia. Ir ao trabalho de rosto lavado como se estivesse acabado de levantar, não é bacana. Valorize sempre a sua beleza sem exageros na maquiagem.
-Quanto mais alta a posição que você ocupa, ou almeja ocupar, menos jeans deve usar.
-As roupas de cores neutras e tons mais fechados passam mais confiança e seriedade do que as peças coloridas e estampadas.
-Bermudas, shorts, rasteirinhas, chinelos de dedo e regatas, só devem ser usados fora do ambiente corporativo.
Essas dicas valem também para quem está buscando um emprego, para quem vai passar por processo seletivo nas entrevistas de emprego. E Lembre sempre: A Imagem visual que você transmite nos primeiros dez segundos a uma pessoa que o vê pela primeira vez é o suficiente para que ela tire todas as impressões sobre você baseada em sua aparência pessoal, e isso é definido como comunicação visual e comunicação não verbal. Enquanto a comunicação verbal ocorre quando falamos, a visual ocorre o tempo inteiro, seja pela roupa que usamos, seja por nossos gestos e expressões.
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